“A diferença entre um remédio e um veneno está só na dosagem”. (Paracelso – Médico e físico do séc. XVI)

terça-feira, 11 de setembro de 2012

UNIFESO - História

Fonte: Site UNIFESO
A Fundação Educacional Serra dos Órgãos foi fundada no dia 20 de janeiro de 1966 por iniciativa de setores e instituições da sociedade teresopolitana. Inicialmente tinha a preocupação de fortalecer o sistema educacional de Teresópolis do ensino Básico ao Superior, a Instituição foi organizada naquele ano como Fundação de Direito Privado sem fins lucrativos. A atuação da FESO começa com a criação da Faculdade de Medicina de Teresópolis, autorizada em 1970 e reconhecida em 1975, com o objetivo de expandir as escolas médicas no Brasil, em especial na região Sudeste.

Cinco anos após a criação do Curso de Medicina, a FESO devido às necessidades da região, criou a Faculdade de Administração e de Ciências Contábeis, autorizadas em 1975 e reconhecidas em 1979. Em 1985 foi criada a Faculdade de Enfermagem. Ingressando na área de tecnologia, a FESO criou em 1994 o curso de Tecnologia em Processamento de Dados, atualmente Ciências da Computação. Em 1997 foi adquirida a Fazenda Quinta do Paraíso, com cerca de 1 milhão de metros quadrados, garantindo a construção de um novo campus. Em 1998 foi criado o curso de Pedagogia visando a inserção desses profissionais  em várias áreas dos ensinos Fundamental e Médio, como o Magistério. no ano de 1999, criaram-se os Centros de Ciências Biomédicas (CCBM) – atualmente o Centro de Ciências da Saúde (CCS) – e de Ciências Humanas e Sociais (CCHS), visando a reunião dos cursos de graduação em áreas afins. No mesmo período, agregaram-se aos seus respectivos centros os novos cursos de Odontologia e de Direito, bem como o de Medicina Veterinária no ano seguinte.

Em 2006, na comemoração de 40 anos da FESO as Faculdades Unificadas Serra dos Órgãos foram credenciadas como Centro Universitário Serra dos Órgãos – UNIFESO.

No ano de 2009, diante das permanentes demandas da sociedade e das perspectivas geradas com a implantação do Pólo Petroquímico do Rio de Janeiro, forma instalados os cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental, Matemática e Biologia. No ano anterior o curso de Farmácia havia sido aberto.

A construção de prédios, laboratórios, bibliotecas e a aquisição de equipamentos garante, ao lado de um quadro de professores e pessoal técnico-administrativo em permanente qualificação, não apenas uma infra-estrutura  de qualidade mas também um processo de ensino-aprendizagem altamente dinâmico e participativo, o que consolida a posição do UNIFESO como uma das mais importantes instituições do Rio de Janeiro. 

Fonte: UNIFESO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário